top of page
Foto do escritorMaria João Matos

Eu gosto tanto de ti!

Atualizado: 30 de out.

Quando foi a última vez que disse intencionalmente ao seu companheiro, “eu gosto tanto de ti!”? E quando foi a última vez que ouviu esta frase? 




Estar e manter uma relação compromete o envolvimento de ambas as partes. Não obstante, os desafios do dia a dia, os filhos, as rotinas, o cansaço, parece absorver a disponibilidade e mesmo a criatividade para que o casal se permita sentir nutrido. Ainda que possam gostar muito um do outro, a exigência, a crítica, o acumular de aborrecimentos e até a rejeição, revelam-se fatores que podem potenciar conflitos, influenciando o bem-estar individual de cada elemento. Estudos revelam que a satisfação conjugal, representa um papel primordial para o bem-estar do individuo, podendo ultrapassar até o sucesso profissional ou financeiro. Deste modo, torna-se urgente que consiga parar e refletir de que modo quer que a sua relação se conduza, percebendo as necessidades do seu parceiro e do casal.

É certo também, que o espaço individual de cada um merece ser respeitado, no tamanho que cada um sente, como crescimento individual, e por vezes, nem sempre tudo é necessário ser partilhado na relação.

Todos sabemos que Comunicar é a base de uma relação, seja ela qual for, o resultado da interpretação de estímulos! O estar consciente da intenção, sabendo a consequência que se quer produzir com a comunicação, dar abertura para aceitar que o outro corrija a interpretação, o conseguirem treinar a resolução de problemas, manifestam-se estratégias que potenciam a mudança.

Quais são os ingredientes que utiliza para aumentar a troca de interações positivas na sua relação? 

Certamente que os jantares a dois, umas miniférias ou um fim de semana em casa sem as crianças, contratar uma empregada, um emprego para um dos elementos do casal são as primeiras respostas que surgem. Contudo, existem algumas que nos parecem estar ao alcance de quase todos e que invariavelmente temos a tendência em esquecer, certamente algumas delas pela simplicidade. 

  • Dizer intencionalmente “eu gosto tanto de ti”;

  • Ser capaz de continuamente surpreender o outro em situações simples do dia a dia;

  • Enviar uma mensagem fora do horário habitual; 

  • Oferecer uma flor apanhada num jardim; 

  • Um sorriso genuíno ao chegar a casa; 

  • Um prato especial para o elemento do casal que habitualmente cozinha;

  • Oferecer um presente fora das datas convencionais;

  • Respeitar o silêncio do outro ainda que seja difícil sem interrogatórios; 

  • Aceitar as diferenças e evitar as comparações,

Podem ser os alguns dos ingredientes que necessita para cultivar melhor a sua relação e sentir-se mais feliz na mesma. 

Não existem visões únicas e uma das grandes riquezas das relações consiste na capacidade de crescer com diferentes perspetivas. 


Palavras-Chave: satisfação conjugal; conflitos; rotina; comunicação


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page